O Instituto Cultura e Democracia é um centro de referência, pesquisa e formulação, voltado ao desenvolvimento de estratégias e produção de conhecimento no campo da cultura, política e sociedade.

O objetivo do ICD é contribuir fundamentalmente com o debate sobre a importância da cultura nos processos democráticos e pensar caminhos para um novo modelo de desenvolvimento a partir da cultura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Cultura, política e democracia

Política e gestão culturais

Direitos
autorais

Comunicação e cultura

Novos arranjos econômicos da cultura

Tecnologia, cultura e sociedade

Identidades e diversidade cultural

Audiovisual e novas interfaces digitais

Dinâmica internacional da cultura

Cultura e cidades

Interfaces sociais da cultura

Políticas para as artes

Políticas de patrimônio e memória

AÇÕES

  • Construção de pensamento crítico, a partir de estudos, pesquisas, mapeamentos, avaliações de impactos, desenvolvimento de indicadores, publicações, etc.

  • Fomento ao debate no campo da cultura, por meio de seminários, encontros e fóruns de discussão.

  • Articulação entre segmentos culturais, universidade, sociedade civil e poder público, buscando a formação de redes na área da cultura.

  • Planejamento e formulação de políticas públicas e medidas regulatórias a partir de consultorias e assessoria técnica a instituições públicas e privadas.

  • Realização de projetos de curadoria e produção cultural.

  • Formação e capacitação em gestão cultural, por meio da realização de cursos, palestras e workshops.

EIXOS ESTRATÉGICOS

1.

Garantir a implantação de políticas culturais democráticas, baseadas nas dimensões simbólica, econômica e cidadã da cultura e no direito à cultura.

2.

Fortalecer o ambiente institucional da área da cultura no país, apoiando o desenvolvimento de instituições públicas e privadas do setor.

3.

Atuar pela desconcentração econômica e pela defesa dos direitos culturais tanto nas plataformas tradicionais quanto nas plataformas digitais.

4.

Atuar pela diversidade cultural, direito constitucional que resguarda as diferentes formas de expressar e viver existentes no Brasil.

5.

Contribuir para o desenvolvimento econômico da cultura de forma sustentável, promovendo o comércio justo e a valorização dos que criam e realizam arte e cultura.

6.

Atuar pela integração das pautas de cultura e comunicação, com destaque para o desenvolvimento das políticas de cultura digital e democratização e acesso à cultura na Internet;

7.

Atuar na discussão da política cinematográfica e audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil como um grande produtor e difusor de conteúdo audiovisual.

8.

Afirmar o papel fundamental da cultura e da arte no planejamento e desenvolvimento das cidades, reforçando a importância do acesso à cultura enquanto condição para promoção de qualidade de vida à população urbana.

9.

Fortalecer o papel da cultura brasileira como elemento fundamental da presença do Brasil no mundo.