JUCA FERREIRA

Diretoria Executiva

Sociólogo com trajetória dedicada às ações culturais e ambientais. Exilado, deixou o curso de História da Federal da Bahia. Ao longo de nove anos morou no Chile, na Suécia e na França. Estudou Línguas Latinas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, e concluiu o curso de Ciências Sociais na Universidade Paris 1 – Sorbonne. Por mais de cinco anos foi Secretário Executivo durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Em 2008 assumiu o cargo de Ministro da Cultura, ficando à frente do MinC até o final de 2010. Durante os anos de 2011 e 2012 esteve embaixador especial na Secretaria Geral Ibero-Americana. Entre 2013 e 2014 ocupou o cargo de secretário da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Em janeiro de 2015 foi reconduzido ao cargo de Ministro onde ficou até maio de 2016.

Maria Carolina de Oliveira

Diretoria Executiva

Realizadora, docente e pesquisadora nos temas de artes, cultura e políticas culturais. Mestre e doutora em Sociologia da cultura (USP), teve sua pesquisa de mestrado (sobre fruição cultural e mediação) contemplada pelo prêmio Rumos/Itaú Cultural e sua tese de doutorado (sobre a organização social, as narrativas e os mecanismos de valoração das produções culturais independentes) pelo Prêmio de Melhores Teses do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp, com estudo sobre poéticas e políticas das artes circenses contemporâneas. Atua como pesquisadora desde 2005, integrando o Núcleo de Desenvolvimento e da Câmara de Pesquisadores do Cebrap.É autora de diversos artigos relacionados a artes e políticas culturais e coautora dos livros Participação, Diversidade e Cidadania Cultural: a experiência da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo (Imprensa Oficial, 2017); Políticas públicas de cultura (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, 2016); Circa Festivália: ensaios e reflexões sobre artes circenses escritos por mulheres (Ed. da Autora, 2021); Circo e comicidade: reflexões e relatos sobre as artes circenses em suas diversas expressões (Paco Editorial, 2021).

João Brant

Diretoria Executiva

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo. Formou-se em comunicação social (rádio e TV) também pela USP e tem mestrado em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics and Political Science. Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura de fevereiro de 2015 a maio de 2016. Trabalhou como assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2013 e 2014. Foi coordenador-executivo do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social entre 2007 e 2012, e consultor para Unesco, Fundação Ford, Observacom e Global Partners, entre outras instituições.

Karen Cunha

Diretoria Executiva

Curadora, especialista em eventos de grande porte e criadora da Flerte, empresa de curadoria, consultoria e gestão de projetos culturais. Atuou por mais de  13 anos no poder público onde coordenou eventos como Virada Cultural e Carnaval de Rua de São Paulo e idealizou projetos como SP na Rua, Mês da Cultura Independente entre outros. No poder público, participou também da concepção e implementação do Centro Cultural da Juventude (CCJ), primeiro centro cultural público da cidade de São Paulo especializado em programação jovem, onde também coordenou a programação cultural e foi responsável por mais de 400 apresentações musicais nacionais e internacionais com artistas como Manu Chao, GZA (Wu Tang Clan), Prefuse 73, Skatalites, The Evens, entre outros. É integrante do conselho da Semana Internacional de Música (SIM, São Paulo) e integrou júris de diversos prêmios como Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmio Multishow de Música Brasileira, WME Music Awards, Natura Musical Red Bull Music Pulso, Melhor de São Paulo (Folha de São Paulo) entre outros.

Guilherme Varella

Diretoria Executiva

Pesquisador, gestor cultural, advogado e músico. Atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006. É doutor em direito pela USP, onde também fez o mestrado (2013) e se graduou (2006). No doutorado, estudou o direito ao carnaval e a política pública do carnaval de rua de São Paulo. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-maio/2016). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete e Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 2013 a 2015, exercendo interinamente o cargo de Secretário Municipal de Cultura, entre janeiro e fevereiro 2015. É autor do livro “Plano Nacional de Cultura – direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014). Atuou como advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), onde coordenou a área de direitos autorais e acesso à cultura e ao conhecimento. Foi consultor do Ministério da Cultura, em 2010, atuando na elaboração do Plano Setorial de Culturas Indígenas e Plano Nacional de Culturas Populares, com ênfase em sua parte jurídica, e do Governo do Distrito Federal, na política pública do Carnaval de Rua. É consultor na área de direitos e políticas culturais, direitos autorais, cultura e tecnologia, gestão cultural e políticas públicas.

Gil Marçal

Diretoria Executiva

Gestor e produtor cultural, com experiência em Programas e Políticas públicas de Cidadania Cultural. Coordenou o Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e Implantou a área de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de  SP. Foi Representante do Ministério da Cultura em São Paulo, Diretor de Artes na Cidade de Osasco, Coordenou o Centro de Cidadania LGBTQI Luiz Carlos Ruas (Consolação), foi Gerente de Programas Educacionais do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, realiza formações em Elaboração de Projetos, Gestão e Avaliação cultural.

Carlos Paiva

Conselho Deliberativo

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia e pesquisador do Observatório de Economia Criativa da Bahia. Mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School) e Cultura e Sociedade (UFBA). Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult-BA) em 2007 e 2008 e como Superintendente de Promoção Cultural da Secult-BA de 2009 a 2014. Em 2013 foi um dos fundadores da Rede Nacional de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura. De 2015 a maio de 2016 atuou como Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do antigo Ministério da Cultura. Entre 2018 e 2019 foi Bloomberg Fellow no programa Bloomberg Harvard City Leadership Initiative. Conselheiro municipal de cultura de Salvador no biênio 2020-2021.

Chris Ramírez

Conselho Deliberativo

Gestora e produtora cultural, atua na cultura desde 1991. A partir de 2003 atuou na implementação das políticas públicas como o Sistema Nacional e Plano Nacional de Cultura. No Ministério da Cultura, coordenou as últimas eleições para composição Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) 2015-2017. Atualmente é assessora técnica da Dep.Benedita da Silva,  e foi uma das organizadoras da Lei Aldir Blanc. Foi Assessora Técnica da Presidência da Comissão de Cultura 2019-2020, também com Benedita da Silva. É Publicitária e atualmente cursa o último semestre de Gestão Pública.

Dani Ribas

Conselho Deliberativo

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_Musique, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

Jaqueline Fernandes

Conselho Deliberativo

Diretora Geral do Instituto Afrolatinas. Jornalista, artista, pesquisadora em inovação social e em políticas afirmativas na cultura. Produtora cultural, especializada em gestão de projetos. Especialista em gestão de políticas públicas de gênero e raça. Fundadora e coordenadora geral do Festival Latinidades – maior festival de mulheres negras da América Latina. De 2015 a 2018 foi Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, onde desenvolveu políticas, programas e projetos estratégicos voltados para a proteção e promoção da cidadania e da diversidade das expressões culturais, tendo como foco grupos historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade.

Márcio Black

Conselho Deliberativo

Cientista político, produtor cultural e coordenador do programa de democracia e cidadania ativa da Fundação Tide Setubal. Foi candidato a vereador em São Paulo pela Bancada Ativista em 2016. É fundador do Coletivo Sistema Negro, grupo de ação antirracista que atuou na cidade de São Paulo. Desde 2002 promove festas de rua na capital paulista, o que o levou a integrar a coordenação do Carnaval de Rua e a Virada Cultural nos anos de 2016 e 2017. Atualmente, também é líder público da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e líder público da Fundação Lemann. Em 2018 fez uma especialização em Políticas Públicas no Departamento de Economia da Universidade de Zurique.

Marielle Ramires

Conselho Deliberativo

Co-fundadora do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, é coordenadora da Ninja Ambiental. Jornalista e ativista nas lutas de Comunicação, Cultura e Direitos Humanos.

Marina Pita

Conselho Deliberativo

Formada em comunicação social pela PUC-SP, pós graduanda em direito digital pela UERJ e mestranda em comunicação na UNB. Atuou como repórter na área de Tecnologias da Informação e Comunicação por mais de uma década, antes de iniciar sua atuação pela sociedade civil em políticas públicas relacionadas a comunicação e direitos humanos. Foi representante no Comitê de Defesa dos Usuários de Telecomunicações da Anatel por quatro anos. É autora de Marco Civil da Internet: violações ao direito de acesso universal previsto na lei (2018), co-autora de Monopólios digitais: concentração e diversidade na Internet (2019), Regulação de Combate à Desinformação – Estudo de oito casos internacionais e recomendações para uma abordagem democrática (2020) e Desinformación durante la pandemia y la respuesta regulatoria latinoamericana (2021).

Ivan Borges Sales

Conselho Fiscal

Mestrando em Direito pela Universidade do Porto, Bacharel em Direito pela USP. Fundador e Vice-Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Advogado atuante na área de litígios da Economia Criativa, com experiência em causas complexas envolvendo ramos culturais, tecnológicos e das novas conjunturas e arranjos econômicos disruptivos. Secretário da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP Subseção do Butantã.

Leonardo Hernandes

Conselho Fiscal

Formado em Gestão de Políticas Públicas e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB. Foi Subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura do DF entre 2011 e 2014. Assumiu, em 2015, a Diretora de Gestão de Mecanismos de Fomento, SEFIC/MinC. Foi presidente da ONG Artéria, Cultura e Cidadania em 2008/9, Ponto de Cultura Rede Candanga. Trabalhou na Funarte Brasília como Gerente de Programação entre 2005/6. Sua trajetória na cultura teve início em 1991 atuando em mais de 15 espetáculos de teatro, dança e com uma longa carreira como ator de TV e Cinema, além produtor de eventos médio e grande porte. Atualmente é Diretor do Instituto Bem Cultural – IBC, entidade por onde atuou como Secretário Executivo do Programa Território Criativo e foi Coordenador Geral da gestão e programação do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul no período de 2018 a 2020. Em 2019 assumiu a Coordenação Administrativa e Financeira do Programa Museu Educativo. É também criador e Produtor Executivo da Bebe Lume Produções Audiovisuais.

Veridiana Negrini

Conselho Fiscal

Cientista Social, consultora na área de gestão, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas nas áreas de cultura e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação social, cidadania cultural, acesso à informação, bibliotecas, promoção da leitura e direitos humanos. Tem experiência também, como produtora e articuladora cultural. Possui experiência em organizações do terceiro setor e no poder público. Já foi coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2012-2016), prestou consultorias para projetos da UNESCO (2016,2017,2019), e atuou em diversas organizações do terceiro setor como Instituto Polis (2008-2011; 2016), Instituto de Políticas Relacionais (2016-2021), Associação Cidade Escola Aprendiz (2019-2021), entre outros.

JUCA FERREIRA

Diretoria Executiva

Sociólogo com trajetória dedicada às ações culturais e ambientais. Exilado, deixou o curso de História da Federal da Bahia. Ao longo de nove anos morou no Chile, na Suécia e na França. Estudou Línguas Latinas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, e concluiu o curso de Ciências Sociais na Universidade Paris 1 – Sorbonne. Por mais de cinco anos foi Secretário Executivo durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Em 2008 assumiu o cargo de Ministro da Cultura, ficando à frente do MinC até o final de 2010. Durante os anos de 2011 e 2012 esteve embaixador especial na Secretaria Geral Ibero-Americana. Entre 2013 e 2014 ocupou o cargo de secretário da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Em janeiro de 2015 foi reconduzido ao cargo de Ministro onde ficou até maio de 2016.

Maria Carolina de Oliveira

Diretoria Executiva

Realizadora, docente e pesquisadora nos temas de artes, cultura e políticas culturais. Mestre e doutora em Sociologia da cultura (USP), teve sua pesquisa de mestrado (sobre fruição cultural e mediação) contemplada pelo prêmio Rumos/Itaú Cultural e sua tese de doutorado (sobre a organização social, as narrativas e os mecanismos de valoração das produções culturais independentes) pelo Prêmio de Melhores Teses do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp, com estudo sobre poéticas e políticas das artes circenses contemporâneas. Atua como pesquisadora desde 2005, integrando o Núcleo de Desenvolvimento e da Câmara de Pesquisadores do Cebrap.É autora de diversos artigos relacionados a artes e políticas culturais e coautora dos livros Participação, Diversidade e Cidadania Cultural: a experiência da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo (Imprensa Oficial, 2017); Políticas públicas de cultura (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, 2016); Circa Festivália: ensaios e reflexões sobre artes circenses escritos por mulheres (Ed. da Autora, 2021); Circo e comicidade: reflexões e relatos sobre as artes circenses em suas diversas expressões (Paco Editorial, 2021).

João Brant

Diretoria Executiva

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo. Formou-se em comunicação social (rádio e TV) também pela USP e tem mestrado em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics and Political Science. Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura de fevereiro de 2015 a maio de 2016. Trabalhou como assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2013 e 2014. Foi coordenador-executivo do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social entre 2007 e 2012, e consultor para Unesco, Fundação Ford, Observacom e Global Partners, entre outras instituições.

Karen Cunha

Diretoria Executiva

Curadora, especialista em eventos de grande porte e criadora da Flerte, empresa de curadoria, consultoria e gestão de projetos culturais. Atuou por mais de  13 anos no poder público onde coordenou eventos como Virada Cultural e Carnaval de Rua de São Paulo e idealizou projetos como SP na Rua, Mês da Cultura Independente entre outros. No poder público, participou também da concepção e implementação do Centro Cultural da Juventude (CCJ), primeiro centro cultural público da cidade de São Paulo especializado em programação jovem, onde também coordenou a programação cultural e foi responsável por mais de 400 apresentações musicais nacionais e internacionais com artistas como Manu Chao, GZA (Wu Tang Clan), Prefuse 73, Skatalites, The Evens, entre outros. É integrante do conselho da Semana Internacional de Música (SIM, São Paulo) e integrou júris de diversos prêmios como Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmio Multishow de Música Brasileira, WME Music Awards, Natura Musical Red Bull Music Pulso, Melhor de São Paulo (Folha de São Paulo) entre outros.

Guilherme Varella

Diretoria Executiva

Pesquisador, gestor cultural, advogado e músico. Atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006. É doutor em direito pela USP, onde também fez o mestrado (2013) e se graduou (2006). No doutorado, estudou o direito ao carnaval e a política pública do carnaval de rua de São Paulo. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-maio/2016). Ocupou as funções de Chefe de Gabinete e Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 2013 a 2015, exercendo interinamente o cargo de Secretário Municipal de Cultura, entre janeiro e fevereiro 2015. É autor do livro “Plano Nacional de Cultura – direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014). Atuou como advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), onde coordenou a área de direitos autorais e acesso à cultura e ao conhecimento. Foi consultor do Ministério da Cultura, em 2010, atuando na elaboração do Plano Setorial de Culturas Indígenas e Plano Nacional de Culturas Populares, com ênfase em sua parte jurídica, e do Governo do Distrito Federal, na política pública do Carnaval de Rua. É consultor na área de direitos e políticas culturais, direitos autorais, cultura e tecnologia, gestão cultural e políticas públicas.

Gil Marçal

Diretoria Executiva

Gestor e produtor cultural, com experiência em Programas e Políticas públicas de Cidadania Cultural. Coordenou o Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e Implantou a área de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de  SP. Foi Representante do Ministério da Cultura em São Paulo, Diretor de Artes na Cidade de Osasco, Coordenou o Centro de Cidadania LGBTQI Luiz Carlos Ruas (Consolação), foi Gerente de Programas Educacionais do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, realiza formações em Elaboração de Projetos, Gestão e Avaliação cultural.

Carlos Paiva

Conselho Deliberativo

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia e pesquisador do Observatório de Economia Criativa da Bahia. Mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School) e Cultura e Sociedade (UFBA). Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult-BA) em 2007 e 2008 e como Superintendente de Promoção Cultural da Secult-BA de 2009 a 2014. Em 2013 foi um dos fundadores da Rede Nacional de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura. De 2015 a maio de 2016 atuou como Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do antigo Ministério da Cultura. Entre 2018 e 2019 foi Bloomberg Fellow no programa Bloomberg Harvard City Leadership Initiative. Conselheiro municipal de cultura de Salvador no biênio 2020-2021.

Chris Ramírez

Conselho Deliberativo

Gestora e produtora cultural, atua na cultura desde 1991. A partir de 2003 atuou na implementação das políticas públicas como o Sistema Nacional e Plano Nacional de Cultura. No Ministério da Cultura, coordenou as últimas eleições para composição Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) 2015-2017. Atualmente é assessora técnica da Dep.Benedita da Silva,  e foi uma das organizadoras da Lei Aldir Blanc. Foi Assessora Técnica da Presidência da Comissão de Cultura 2019-2020, também com Benedita da Silva. É Publicitária e atualmente cursa o último semestre de Gestão Pública.

Dani Ribas

Conselho Deliberativo

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_Musique, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

Jaqueline Fernandes

Conselho Deliberativo

Diretora Geral do Instituto Afrolatinas. Jornalista, artista, pesquisadora em inovação social e em políticas afirmativas na cultura. Produtora cultural, especializada em gestão de projetos. Especialista em gestão de políticas públicas de gênero e raça. Fundadora e coordenadora geral do Festival Latinidades – maior festival de mulheres negras da América Latina. De 2015 a 2018 foi Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, onde desenvolveu políticas, programas e projetos estratégicos voltados para a proteção e promoção da cidadania e da diversidade das expressões culturais, tendo como foco grupos historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade.

Márcio Black

Conselho Deliberativo

Cientista político, produtor cultural e coordenador do programa de democracia e cidadania ativa da Fundação Tide Setubal. Foi candidato a vereador em São Paulo pela Bancada Ativista em 2016. É fundador do Coletivo Sistema Negro, grupo de ação antirracista que atuou na cidade de São Paulo. Desde 2002 promove festas de rua na capital paulista, o que o levou a integrar a coordenação do Carnaval de Rua e a Virada Cultural nos anos de 2016 e 2017. Atualmente, também é líder público da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e líder público da Fundação Lemann. Em 2018 fez uma especialização em Políticas Públicas no Departamento de Economia da Universidade de Zurique.

Marielle Ramires

Conselho Deliberativo

Co-fundadora do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, é coordenadora da Ninja Ambiental. Jornalista e ativista nas lutas de Comunicação, Cultura e Direitos Humanos.

Marina Pita

Conselho Deliberativo

Formada em comunicação social pela PUC-SP, pós graduanda em direito digital pela UERJ e mestranda em comunicação na UNB. Atuou como repórter na área de Tecnologias da Informação e Comunicação por mais de uma década, antes de iniciar sua atuação pela sociedade civil em políticas públicas relacionadas a comunicação e direitos humanos. Foi representante no Comitê de Defesa dos Usuários de Telecomunicações da Anatel por quatro anos. É autora de Marco Civil da Internet: violações ao direito de acesso universal previsto na lei (2018), co-autora de Monopólios digitais: concentração e diversidade na Internet (2019), Regulação de Combate à Desinformação – Estudo de oito casos internacionais e recomendações para uma abordagem democrática (2020) e Desinformación durante la pandemia y la respuesta regulatoria latinoamericana (2021).

Ivan Borges Sales

Conselho Fiscal

Mestrando em Direito pela Universidade do Porto, Bacharel em Direito pela USP. Fundador e Vice-Presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Advogado atuante na área de litígios da Economia Criativa, com experiência em causas complexas envolvendo ramos culturais, tecnológicos e das novas conjunturas e arranjos econômicos disruptivos. Secretário da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP Subseção do Butantã.

Leonardo Hernandes

Conselho Fiscal

Formado em Gestão de Políticas Públicas e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB. Foi Subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura do DF entre 2011 e 2014. Assumiu, em 2015, a Diretora de Gestão de Mecanismos de Fomento, SEFIC/MinC. Foi presidente da ONG Artéria, Cultura e Cidadania em 2008/9, Ponto de Cultura Rede Candanga. Trabalhou na Funarte Brasília como Gerente de Programação entre 2005/6. Sua trajetória na cultura teve início em 1991 atuando em mais de 15 espetáculos de teatro, dança e com uma longa carreira como ator de TV e Cinema, além produtor de eventos médio e grande porte. Atualmente é Diretor do Instituto Bem Cultural – IBC, entidade por onde atuou como Secretário Executivo do Programa Território Criativo e foi Coordenador Geral da gestão e programação do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul no período de 2018 a 2020. Em 2019 assumiu a Coordenação Administrativa e Financeira do Programa Museu Educativo. É também criador e Produtor Executivo da Bebe Lume Produções Audiovisuais.

Veridiana Negrini

Conselho Fiscal

Cientista Social, consultora na área de gestão, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas nas áreas de cultura e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação social, cidadania cultural, acesso à informação, bibliotecas, promoção da leitura e direitos humanos. Tem experiência também, como produtora e articuladora cultural. Possui experiência em organizações do terceiro setor e no poder público. Já foi coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2012-2016), prestou consultorias para projetos da UNESCO (2016,2017,2019), e atuou em diversas organizações do terceiro setor como Instituto Polis (2008-2011; 2016), Instituto de Políticas Relacionais (2016-2021), Associação Cidade Escola Aprendiz (2019-2021), entre outros.